sábado, 11 de agosto de 2012

O desafio de ser Cristão

O Verdadeiro desafio de ser "cristão" nos dias de hoje, está em conseguir realmente seguir a Jesus (Yehoshua), num mundo em que vários "cristos" se manifestam, em diversos locais e das mais variadas formas?
Duas correntes de pensamentos ditos bíblicos, predominam actualmente nos ensinos doutrinais do Corpo de Cristo, com consequências nefastas para a comunhão desse mesmo Corpo com a Cabeça dele, isto é, com o Espírito Santo de Jesus Cristo (Yehoshua) pois legitimam todo e qualquer desvio doutrinário e de conduta em relação ao que efectivamente Cristo nos deixou como exemplo.
Concretamente, ser "cristão" para alguns "doutores", é aceitar a Jesus Cristo (Yehoshua) como seu Salvador e Senhor, e viver submisso a seus líderes congregacionais a qualquer custo.
Nesta corrente de pensamento, a tendência é identificar a congregação e sua estrutura hierárquica, como a representação do próprio espírito de Jesus para a vida do "servo" de Cristo.
Para justificar tal ensino, invocam incansavelmente a seguinte escritura bíblica, afirmando que; "está escrito":
Todo o homem esteja sujeito às autoridades superiores. Pois não há autoridade que não venha de Deus; e as que há, têm sido ordenadas por Deus.Romanos 13:1
Ser "cristão" apregoam outros, é aceitar a Jesus Cristo (Yeoushua) como Seu Salvador e Senhor da sua vida, e viver em paz e amor com todos os homens, de forma a não escandalizar a ninguém.
Nesta tipologia de pensamento cristão, todas as outras pessoas transformam-se em autênticos "deuses" para o "servo" fiel, que deve acima de tudo não os enfrentar e escandalizar de qualquer forma.
Para isso, usa-se e abusa-se da seguinte escritura, alegando que; "está na bíblia":
Portanto não nos julguemos mais uns aos outros; mas antes decidi isto, em não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.Romanos 14:13

Mas terá sido isso que o próprio Senhor Jesus Cristo deixou como exemplo para aqueles que desejam seguir seus passos?
Jesus (Yehoshua) sempre concordou e se submeteu a tudo o que as autoridades do templo e religião israelita da época ensinavam e faziam?
Cristo sempre procurou evitar escandalizar as pessoas a qualquer custo?
Vejamos as suas próprias declarações:

Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão;
Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três.
O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.
Lucas 12:51-53


Então, mas se Jesus é bom, porque ele traria a dissensão à Humanidade?
Vejamos o que Ele nos ensina:

Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?
Lucas 12:49


A que fogo concretamente se referia Jesus?

E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.
Porque Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem maldisser, ou o pai ou a mãe, certamente morrerá.
Vós, porém, dizeis: Se um homem disser ao pai ou à mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta ao Senhor;
Nada mais lhe deixais fazer por seu pai ou por sua mãe,
Invalidando assim a palavra de Deus pela vossa tradição, que vós ordenastes. E muitas coisas fazeis semelhantes a estas.
Marcos 7:6-13


Vejamos alguns exemplos de actuais "tradições" humanas leigas e eclesiásticas:









Alguns defensores das suas "tradições" argumentariam porém, que Jesus Cristo era manso e tolerante e nós cristãos devemos ser também.

Mas será que jesus foi manso e tolerante com tudo e com todos?
Vejamos mais uma vez algumas das próprias palavras e atitudes do mestre:

Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:Mateus 15:7

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade.Mateus 23:25

Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo.Mateus 23:14

Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando.
Mateus 23:13


E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados.
E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas;
E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda.
E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará.
João 2:13-17


Na realidade, a própria bíblia está repleta de exemplos práticos não somente de Jesus, mas também de outros adoradores do Deus de Israel, relatando actos e a depoimentos que contrariam em absoluto estas duas "formas" de pensamento cristão que proliferaram no seio do Corpo de Cristo nos actuais dias.

Vejamos alguns:

Agora, pois, se estais prontos, quando ouvirdes o som da buzina, da flauta, da harpa, da sambuca, do saltério, da gaita de foles, e de toda a espécie de música, para vos prostrardes e adorardes a estátua que fiz, bom é; mas, se não a adorardes, sereis lançados, na mesma hora, dentro da fornalha de fogo ardente. E quem é o Deus que vos poderá livrar das minhas mãos?
Responderam Sadraque, Mesaque e Abednego, e disseram ao rei Nabucodonosor: Não necessitamos de te responder sobre este negócio.
Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará da fornalha de fogo ardente, e da tua mão, ó rei.
E, se não, fica sabendo ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.
Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer.
E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente.
Daniel 3:15-20


E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.
E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
Atos 5:27-33


Servos do Deus Vivo enfrentaram reis. Apóstolos do Messias recusaram obedecer aos sacerdotes do templo de Jerusálem.
Se o cristão devesse realmente obedecer à qualquer autoridade, (seja ela leiga ou eclesíastica), conforme se ensina por todo lado aos cristãos actualmente, Pedro nunca teria agido assim.
Perguntamos então, qual dos defensores e professores dessas "formas" de pensamento se levanta contra a atitude de Pedro e restantes apóstolos?

Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos.
E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.
Mateus 23:8-10


Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.João 14:26

O segredo da vitória de um cristão, reside simplesmente em  obedecer directamente aos ensinamentos que saíram da boca próprio Filho de Deus, copiar Seu exemplo de vida perfeito em santidade e justiça, seguindo toda a orientação adicional que o Espírito Santo que nele habita lhe confirmar em sua relação intima e pessoal com Ele, e não tanto em querer agradar a toda e qualquer pessoa que se cruzar no seu caminho com Deus.




Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor. Se chamaram Belzebu ao pai de família, quanto mais aos seus domésticos?Mateus 10:25


Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus Cristo (Yehoshua).









Sem comentários:

Enviar um comentário